16 de outubro

Dia Mundial da Alimentação será comemorado em Campina Grande com Feira de Produtos Agroecológicos

Em 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, para celebrar a data, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba – Consea-PB e a Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba realizarão, das 7h às 11h, na Praça da Bandeira, Centro de Campina Grande, uma Feira Regional de Produtos Agroecológicos.

No local, os visitantes poderão adquirir alimentos como hortaliças, frutas, queijo, ovos, mel, leite e uma diversidade de produtos beneficiados como polpas de frutas, doces, bolos, beijus e tapioca, entre outros. Todos vindos de produtores das regiões da Borborema, Agreste, Cariri, Seridó e Curimataú. Os alimentos são livres de agrotóxicos e transgênicos.

A feira terá ainda uma programação cultural que inclui teatro de bonecos, apresentação de música regional, exposição de trabalhos de crianças de escolas públicas e privadas de Campina Grande e distribuição de materiais educativos chamando a atenção de quem passa pelo local e alertando sobre os riscos do consumo de alimentos produzidos com uso de veneno e os alimentos ultra processados. Haverá ato público denunciando a volta da fome ao país.

Como surgiu a data

O dia 16 de outubro corresponde à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A comemoração teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.

Em 2018, a FAO lançou a campanha “Um mundo #fomezero para 2030 é possível”. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância de ações do combate à fome e ao desperdício de alimentos e para a necessidade de desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.

Áurea Olimpia Figueiredo Rêgo

Assessora de Comunicação

(83) 99183-8853 | 99952-7967 | 98829-7621 | 3341-2800